segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Se todos ajudarmos o ambiente agradece





Boa noite, como toda agente sabe os oceanos estão cada vez mais sujos e cheios de lixo que demora imenso tempo a desaparecer. Quando digo lixo falo de sacos de plástico, químicos tóxicos (provocados, por exemplo, por descargas de petróleo em pleno oceano quando os barcos limpam os depósitos de combustível), o que mata muitos animais marinhos e destrói o seu habitat.
Encontrei esta campanha da "Surfers Against Sewage (SAS)", uma ONG que protege os oceanos, as praias e as ondas, através da acção comunitária, campanhas, voluntariados, educação sobre como preservar o meio ambiente. O objectivo é criar melhorias mensuráveis no meio ambiente através de mudanças do comportamento no público, na política dos governos e nas práticas das indústrias.
Quando vão à praia gostam de ver aquilo cheio de "porcaria"? Não? Eu também não gosto! Por isso devemos contribuir para ajudar a manter as nossas praias, águas, campos, cidades e florestas limpas. O ambiente e os animais agradecem, é uma questão de consciência e civismo.
Rita Almeida

2 comentários:

  1. Em complemento ao teu post gostaria de acrescentar uma coisa em relação à limpeza das praias. Não sei se sabem mas muitas praias (da costa da caparica/ fonte da telha por exemplo) são limpas pelos próprios concessionários que pedem ajuda a quem quiser prestar auxilio. Não é preciso fazer "parte" de nenhuma associação, é só chegar-se à frente e fornecer a nossa mão de obra de forma voluntária.

    ResponderEliminar
  2. Há, aliás, já várias ONGs dedicadas a limpar a nossa extensa e belíssima costa, entre elas a Brigada do Mar (fundada por uma amiga), que, já desde 2009, organiza parecerias com as câmaras municipais da costa alentejana para limpar dunas e areal (http://brigadadomar.blogspot.pt/). Além da limpeza, é importante termos a consciência de deixar uma pegada ecológica cada vez mais comedida.

    ResponderEliminar