segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Padrões de Beleza


O envelhecimento é como uma experiência ambígua e também estigmatizada, na medida em que se traduz na identificação com um estereótipo negativo e com a recusa de ser portador de uma marca que inferioriza ou exclui: ser velho. Envelhecer num cenário marcado pelo culto à juventude, à beleza e ao corpo, que impõe um padrão estético como ideal a ser conquistado por todos, transforma essa experiência, que é um fenómeno biológico “inevitável”, num fenómeno cultural da ordem do “indesejável”.
O estigma de envelhecer contribui para um mercado que se propõe a “evitar” o “indesejável”, vendendo a juventude tão desejada na contemporaneidade, através de cosméticos e não só, como se fosse possível evitar o envelhecimento.


Rita Almeida

1 comentário:

  1. Este post remete para um outro anteriormente aqui colocado (http://culturvisflul.blogspot.pt/2014/11/blog-post.html) que também aborda a mesma questão. Curiosamente, a imagem da senhora parece ser a mesma...

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