sábado, 26 de abril de 2014

Media and Advertising


Encontrei isto enquanto andava pela Internet. Trata-se de uma análise de vários aspectos da interação entre a indústria publicitária e os meios de comunicação social. Começa com a seguinte citação das palavras de um publicitário: “Advertising is the art of arresting the human intelligence just long enough to get money from it”.

Hoje em dia, toda a publicidade tem um (ou mais) objectivos por detrás da sua mensagem, um delas é a tentativa de fazer o "público" ter desejo de adquirir.

Segundo a minha interpretação, o ser humano acima de tudo tem capacidade de tomar decisões sozinho, uma vez que é dotado de inteligência, certo?! Então qual é a razão pela qual sente que deve adquirir X produto?! Entra aqui em acção o poder de manipulação da publicidade e seus derivados. Apesar de o ser humano ser dotado dessa inteligência, vai sentir uma necessidade q.b. de adquirir certo produto, porque é "missão" do discurso publicitário captar a atenção do espectador. 
 Como já referimos em aula inúmeras vezes, não adquirimos certos produtos por necessidade, muitas das vezes adquirimos por motivos vários como satisfação pessoal, por exemplo. Portanto, desde que haja dinheiro ( até quando não há, muita vez se gasta), e desde que haja um certo interesse, vai haver sempre a necessidade de gastar para ter o produto que está "na berra."






Gostava ainda de partilhar convosco este vídeo que reflete sobre o tipo de imagens e comportamentos difundidos pela sociedade de consumo.
Postado por Liliana Marta.

3 comentários:

  1. O site parece ter informação relevante, sim. O vídeo usa uma série de estratégias de hipérbole e de manipulação emocional que me desagradam.
    Atenção ao modo de partilhar a informação recolhida — convém propor uma breve contextualização e análise do material encontrado. A este propósito, que função cumprem exatamente os anúncios aqui disponibilizados?

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  2. Tentei contextualizar dentro da frase que "comentei" acerca do dinheiro. Foi a minha maneira de ver as coisas, há quem não tenha as mesmas perspectivas que eu, claro.
    Sim. O vídeo é muito manipulador, mas é a realidade infelizmente... no meu ponto de vista, isto é.

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  3. Liliana, depreendo que o post seja seu, a "realidade" resulta sempre de uma construção analítica, nunca é algo ao qual se chegue de modo evidente e/ou óbvio. Parece-me que devemos tentar manter um nível académico aqui, e o vídeo por si proposto não se enquadra propriamente num discurso dito científico, não é?

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