sábado, 25 de novembro de 2017

Ecosia, o ''Google, que luta contra a desflorestação

Caros colegas,

       Desde 2009 que se encontra disponível, no espaço cibernético o Ecosia, um motor de busca, que se distingue pelo seu impacto positivo na preservação do meio ambiente. Uma árvore é plantada por cada quarenta e cinco pesquisas, um número que, devido à nossa atual dependência da internet, não é difícil de atingir. O utilizador pode calcular o seu contributo através do contador de pesquisas efetuadas, no canto superior direito da pagina principal. Desde a criação deste projeto já foram plantadas mais de 17 milhões de árvores por todo o mundo, tendo sido investidos mais de 4 milhões de euros para o efeito.
      A cada mês, mais de 80% da totalidade dos lucros desta organização (obtidos através do aluguer de espaço publicitário na página de resultados) são direcionados para a reflorestação. Uma vez que a transparência é um dos lemas desta organização, a mesma disponibiliza mensalmente, para consulta, os respetivos balanços financeiros, bem como vídeos na plataforma YouTube onde se pode acompanhar os processos de plantação.
       No ano passado mais de 29,7 milhões de hectares de floresta foram perdidos em todo o mundo. Entre as causas encontram-se os incêndios florestais (que assolaram países como Portugal e a Austrália), a indústria do papel e dos móveis, assim como o setor agrícola (com o cultivo crescente de soja em detrimento das florestas).
      Debruçando-me sobre estes números e esta triste realidade pergunto-vos: qual seria o resultado se, num mundo habitado por mais de 7 biliões, todos usássemos o Ecosia para fazer as nossas pesquisas diárias na internet?



Votos de um bom fim-de-semana,
Irina Martins
Nº 149400

2 comentários:

  1. Recentemente também ouvi falar sobre este motor de busca, e assim que percebi o seu propósito passei a utilizá-lo ao invés do Google. Funciona da mesma forma que os outros motores de busca e acho uma excelente iniciativa. É incrível como cada vez mais podemos ajudar o meio ambiente através de pequenos gestos do quotidiano. Com a quantidade de pesquisas que realizamos na Internet todos os dias, se utilizarmos o Ecosia, ao fim de poucos dias já fizemos um bom contributo para a causa. Falo por mim, utilizo esse motor de busca há pouco mais de uma semana, e segundo o contador, já realizei 53 pesquisas, o equivalente a uma árvore plantada (45 pesquisas = 1 árvore). Quantas mais pessoas utilizarem este motor de busca, mais rápido o número de árvores plantadas cresce. No momento em que escrevo este comentário, já foram plantadas mais de 18 milhões de árvores e fico feliz por estar a contribuir para o aumento deste número. É importante tomarmos pequenas atitudes no nosso dia-a-dia por causas tão importantes como esta, tendo em conta que precisamos das árvores para viver. Recomendo vivamente a utilização do Ecosia!

    ResponderEliminar
  2. Grata pela partilha desta excelente iniciativa, Irina. Outra das grandes causas da desflorestação é a indústria de carne (na Amazónia queimam-se inúmeros hectares por dia para fazer pastos para as vacas que alimentam as grandes corporações, como o MacDonald's, por exemplo) e a indústria baseada no óleo de palma, usado na maior parte dos snacks fritos que consumimos, como batatas e quejandos (as queimadas no sudeste asiático deixam as cidades sem respirar semanas a fio, como testemunha a minha família que de momento vive em Singapura). Vou experimentar o Ecosia!

    ResponderEliminar