domingo, 9 de fevereiro de 2014

Programa 2013-2014



Cultura Visual // 2013-2014
1.          Unidade/ciclo

1º Ciclo

2.          Período Lectivo

2º Semestre

3.          Docente

Diana V. Almeida

4.          Objectivos

Refletir sobre: i) o conceito de visão num enquadramento histórico-cultural e subjetivo; ii) a ideologia da sociedade de consumo; iii) o impacto da publicidade nas construções identitárias contemporâneas.

Ler diversos textos publicitários numa perspetiva semiótica e de análise de discurso.

5.          Programa resumido

1. Visão
1.1. Condicionantes biológicas
1.2. Contexto histórico-cultural
1.3. Subjetividade
1.4. Fatores circunstanciais

2. Ideologia(s)
2.1. Proximidade
2.2. Prioridade
2.3. Permeabilidade
2.4. Proporcionalidade

3. Sociedade de consumo
3.1. Contexto político-económico
3.2. Ambiguidades
3.2.1. Individualismo e competitividade
3.2.2. Construção de identidade grupal
3.2.3. Ética — o ter pelo ser
3.3. Escala de impactos
3.3.1. Físico-psicológico, social, político-económico, ecológico

4. Texto publicitário
4.1. Texto visual
4.2. Texto verbal
4.3. Modos de significação e estratégias de decifração

6.          Bibliografia e elementos de estudo postos à disposição dos alunos

Berger, Artur Asa. The Objects of Affection: Semiotics and Consumer Culture. Nova Iorque: Palgrave, 2010.
Berger, John. Ways of Seeing. Londres: Penguin, 2008. [1972]
Betts, Raymond F. A History of Popular Culture: More of Everything, Faster and Brighter. Nova Iorque: Routledge, 2004.
Debord, Guy. A Sociedade do Espectáculo. Lisboa: mobilis in mobile, 1991. [1967]
The Economist. Pocket World in Figures. 2014 Edition. Londres: Profile Books, 2013.
Elkins, James. The Object Stares Back: On the Nature of Seeing. San Diego: Harcourt, 1997. [1996]
Finkelstein, Joanne. The Art of Self-Invention: Image and Identity in Popular Visual Culture. Londres: I. B. Tauris, 2007.
Freeden, Michael. Ideology. A Very Short Introduction. Oxford: Oxford UP, 2003.
Glaser, Eliane. Get Real: How to Tell It Like It Is in a World of Illusions. Londres: Fourth Estate, 2012. [2011]
Klein, Naomi. No Logo. Lisboa: Relógio de Água, 2002. [1999]
Pinto, José M. de Castro. Novo Prontuário Ortográfico. Lisboa: Plátano, 2009.
Sassatelli, Roberta. Consumer Culture: History, Theory and Politics. Londres: Sage, 2013. [2007]
Williamson, Judith. Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. Londres: Marion Boyars, 2010. [1978]

7.          Critérios de avaliação

Presenças – 5%
Participação e exercícios escritos – 20%
Projeto de pesquisa e apresentação oral – 30%
Análise de texto – 20%
Teste – 25%

8.          Acompanhamento e atendimento dos alunos

Sempre que necessitarem, os alunos poderão combinar com a professora encontros fora do tempo das aulas. É obrigatório combinar (pelo menos) um encontro para preparação do projeto de pesquisa.


Sem comentários:

Enviar um comentário