sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Objects of Affection

Linhas de leitura do excerto de Objects of Affection: Semiotics and Consumer Culture (Arthur Asa Berger) — perspetivas teóricas sobre a sociedade de consumo.

1) Quais as três componentes da cultura de consumo, de acordo com M. Featherstone?
2) Segundo M. Weber, de que modo a ética protestante contribuiu para o desenvolvimento do modelo capitalista?
3) Como funciona o estímulo da cobiça na dinâmica aquisitiva da sociedade de consumo, segundo M. Klein e J. Riviere?
4) De que modo o discurso publicitário consolida a ordem social capitalista, de acordo com K. Marx?
5) O que significa "a publicidade é pura conotação", na proposta teórica de J. Baudrillard?
6) Como se relaciona a crise de legitimação introduzida pela falência das "metanarrativas" (J. Lyotard) com a proliferação dos textos publicitários?
7) Segundo A. Berger, qual o papel desempenhado pela moda na sociedade de consumo?

2 comentários: