segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Calendário e Avaliação


Cultura Visual
2013-2014
Diana V. Almeida
culturvis.flul@gmail.com

Calendário e avaliação

Fevereiro
11
Apresentação do programa, da bibliografia e do sistema de avaliação

14
Elkins, James. The Object Stares Back: On the Nature of Seeing

17
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 1

21
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 7

25
Berger, Artur Asa. The Objects of Affection: Semiotics and Consumer Culture

28
Sassatelli, Roberta. Consumer Culture: History, Theory and Politics
Entrega do trabalho sobre exposição “O consumo feliz”

Março
7
Idem
[Debord, Guy. A Sociedade do Espectáculo]

11
Freeden, Michael. Ideology. A Very Short Introduction + The Economist. Pocket World in Figures. 2014 Edition
[Glaser, Eliane. Get Real: How to Tell It Like It Is in a World of Illusion]

14
Betts, Raymond F. A History of Popular Culture: More of Everything, Faster and Brighter

18
Finkelstein, Joanne. The Art of Self-Invention: Image and Identity in Popular Visual Culture
[Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 3]

21
...
Entrega da análise de texto

25
Debate “O cool e a identidade dos adolescentes”
[Klein, Naomi. No Logo]

28
Intervenção 1 / Carlos Gouveia (FLUL)

Abril
1
Análise de textos publicitários
Williamson, Judith. Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising
Entrega do resumo esquemático da intervenção 1

4
Idem

8
Intervenção 2 /

11
Análise de textos publicitários
Decoding Advertisements
Entrega do resumo esquemático da intervenção 2

29
Análise de textos publicitários

Maio
2
Análise de textos publicitários

6
Intervenção 3 /

9
Apresentações orais
Entrega do resumo esquemático da intervenção 3

13
Idem

16
Idem

20
Idem

23
Idem

27
Idem

30
Revisões

3 Junho Teste (10-12h30, sala 5.1)


Avaliação

1. Presenças – 5%
2. Participação e exercícios escritos – 20%
3. Análise de texto – 20%
4. Projeto de pesquisa e apresentação oral – 30%
5. Teste – 25%


1. Presenças contabilizadas em todas as aulas. (Independentemente da assiduidade, os trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas.)

2.1. Competência de leitura e discussão dos materiais bibliográficos propostos.
2.2. Participação no blogue da disciplina (com posts e com sugestões de leitura dos textos publicitários escolhidos pelos colegas para o projeto)
culturvisflul.blogspot.pt
Dados de acesso:

culturavisual.alunos@gmail.com / FaculdadeLetras
2.3. Trabalho sobre a exposição “O consumo feliz” (Museu Coleção Berardo, CCB). Escolha de um dos posters em exposição para apresentar através de uma fotografia (impressa em papel fotográfico) e de uma narrativa sugerida pela imagem — a entregar 28 fevereiro (impresso).
2.4. Resumos esquemáticos de 2 das 3 intervenções dos convidados (dias 28 março, 8  abril e 6 maio) — a entregar na aula seguinte (manuscrito ou impresso).1 página.

3. Análise de texto de um excerto proposto no blogue (2 páginas A4 / 1,5 espaço, formatação pré-definida, Word) — a entregar 21 março (por email).

4. Em grupos de 3 ou 4 alunos, analisar um texto publicitário, elaborar um poster (cartolina A2) esquemático e apresentar oralmente os resultados do trabalho. Os alunos deverão definir os grupos de trabalho e marcar um encontro com a professora até 21 de março.
O encontro servirá para i) escolher definitivamente o texto para analisar (convirá levarem várias propostas); ii) definir linhas de abordagem analítica; iii) discutir estratégias para composição do poster; iv) marcar a data da apresentação oral. Pelo menos uma semana antes da apresentação oral, o texto publicitário deverá ser colocado no blogue, assim como as linhas de leitura.

5. Teste escrito com consulta de material impresso. 2h com meia hora de tolerância. Dia 3 de junho, das 10 às 12h30, numa sala a definir.
Tragam uma listagem dos vossos posts, para serem considerados na totalidade no processo de avaliação final.


Os trabalhos devem ser entregues nas datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora dos prazos inicialmente acordados.



Sem comentários:

Enviar um comentário