Unidade Curricular:
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Cultura Visual
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ECTS:
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6
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Carga horária:
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4h semana
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Ano Lectivo:
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2014-2015
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Semestre(s):
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1º
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Docente(s):
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Diana V. Almeida
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Objectivos de aprendizagem:
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Refletir
sobre: i) o conceito de visão; ii) as formações ideológicas do modelo de
desenvolvimento neoliberal; iii) a cultura de consumo e o impacto da
publicidade nas políticas de identidade contemporâneas; iv) modelos de
desenvolvimento alternativos.
Ler
diversos textos publicitários numa perspetiva multimodal.
Construir
diagramas combinando elementos verbais e visuais: elaborar um poster.
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Conteúdos programáticos:
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1.
Visão como performance cultural
1.2.
Subjetividade e experiência(s)
2.
Ideologia(s)
2.1.
Os 4 Ps
3.
Cultura de consumo
3.1. Contexto
político-económico
3.2.
Ambiguidades
3.2.1.
Individualismo e branding da identidade
3.2.2.
Hedonismo e temporalidade diferida
3.2.3. O ter
pelo ser
3.2.4.
Natureza como ciência
3.3.
Impactos humanos e ecológicos
4.
Modelos de desenvolvimento alternativos vs. neoliberalismo
4.1.
“Tempo profundo” vs. imediatismo
4.2.
Sustentabilidade vs. crescimento
4.3.
Criatividade vs. reprodutibilidade
4.4.
Comunidade vs. competitividade
4.5.
Interconexão vs. individualismo
5.
Publicidade e marketing
5.1.
A indústria publicitária
5.2.
Análise multimodal de anúncios publicitários
5.3.
As componentes verbal e visual
5.4.
Outros sistemas de sentido
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Bibliografia:
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Berger, Artur
Asa. The Objects of Affection:
Semiotics and Consumer Culture. Nova Iorque: Palgrave, 2010.
Berger, John. Ways of Seeing. Londres: Penguin,
2008. [1972]
Debord,
Guy. A Sociedade do Espectáculo. Lisboa: mobilis in mobile, 1991. [1967]
The Economist.
Pocket World in Figures. 2014 Edition.
Londres: Profile Books, 2013.
Elkins, James.
The Object Stares Back: On the Nature
of Seeing. San Diego: Harcourt, 1997. [1996]
Finkelstein,
Joanne. The Art of Self-Invention:
Image and Identity in Popular Visual Culture. Londres: I. B. Tauris,
2007.
Freeden,
Michael. Ideology. A Very Short
Introduction. Oxford: Oxford UP, 2003.
Glaser,
Eliane. Get Real: How to Tell It Like
It Is in a World of Illusions. Londres: Fourth
Estate, 2012. [2011]
Klein,
Naomi. No Logo. Lisboa: Relógio de
Água, 2002. [2000]
Kress, Gunther
and Theo van Leeuwen. Reading Images:
The Grammar of Visual Design. Oxon: Routledge, 2006.
Macy, Joanna e
Chris Johnstone. Active Hope: How to
Face the Mess We’re in without Going Crazy. Novato: New World Library,
2012.
Machin, David.
Introduction to Multimodal Analysis.
Londres:
Bloomsbury, 2010.
Pinto,
José M. de Castro. Novo Prontuário
Ortográfico. Lisboa: Plátano, 2009.
Sassatelli,
Roberta. Consumer Culture: History,
Theory and Politics. Londres: Sage, 2013. [2007]
The Story of Stuff.
http://storyofstuff.org/
Williamson,
Judith. Decoding Advertisements:
Ideology and Meaning in Advertising. Londres: Marion Boyars, 2010. [1978]
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Critérios de avaliação:
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Presenças
– 5%
Participação:
discussões na aula, blogue, exercícios escritos – 20%
Projeto
de pesquisa: apresentação oral e poster – 30%
Análise
de texto – 20%
Teste
final – 25%
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Horário de
atendimento aos alunos:
Sempre
que necessitarem, os alunos poderão combinar com a professora encontros fora
do tempo das aulas. É obrigatório combinar (pelo menos) um encontro para
preparação do projeto de pesquisa.
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Requisitos
para inscrição na U.C.:
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A
bibliografia é maioritariamente em Inglês, pelo que os alunos devem ser
fluentes nesta língua.
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Observações:
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A
cadeira foi desenvolvida em conjunto com um blogue que contribui para a
discussão nas aulas — http://culturvisflul.blogspot.pt/.
Caso
haja estudantes que não sejam fluentes em Português, a cadeira será lecionada
em Inglês.
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Course Unit:
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Visual Culture
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ECTS:
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6
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Timetable:
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2hs week
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Academic year:
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First cycle
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Semester(s):
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1st
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Professor (s):
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Diana V. Almeida
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Learning objectives:
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To reflect upon:
i) the concept of vision; ii) the ideological formations of the neoliberal system;
iii) consumerism and the impact of advertisement in contemporary identity
politics; iv) alternative development models.
To read
advertisements in a multimodal perspective.
To build diagrams
combining verbal and visual elements: to make a poster.
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Curriculum content:
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1. Vision as a
cultural performance
1.2.
Subjectivity and experience(s).
2. Ideology
2.1. The 4 Ps
3. Culture of
consumption
3.1. Political
and economic context
3.2.
Ambiguities
3.2.1.
Individualism and the branding of
identity
3.2.2.
Hedonism and deferred temporality
3.2.3. Having
for being
3.2.4. Nature
as science
3.3. Human and
ecological impacts
4. Alternative
models of development vs. neoliberalism
4.1. “ Deep
time” vs. immediacy
4.2.
Sustainability vs. growth
4.3. Creativity
vs. reproducibility
4.4. Community
vs. competitiveness
4.5.
Interconnection vs. individualism
5. Advertising
and marketing
5.1. The
advertising industry
5.2.
Multimodal analysis of advertisements
5.3. Visual
and verbal components
5.4. Other systems
of meaning
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Bibliography:
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Berger, Artur
Asa. The Objects of Affection:
Semiotics and Consumer Culture. New York: Palgrave, 2010.
Berger, John. Ways of Seeing. London: Penguin, 2008.
[1972]
Debord,
Guy. A Sociedade do Espectáculo. Lisboa: mobilis in mobile, 1991. [1967]
Elkins, James.
The Object Stares Back: On the Nature
of Seeing. San Diego: Harcourt, 1997. [1996]
Finkelstein,
Joanne. The Art of Self-Invention:
Image and Identity in Popular Visual Culture. London: I. B. Tauris, 2007.
Freeden, Michael.
Ideology. A Very Short
Introduction. Oxford: Oxford UP, 2003.
Glaser,
Eliane. Get Real: How to Tell It Like
It Is in a World of Illusions. London: Fourth
Estate, 2012. [2011]
Klein,
Naomi. No Logo. Lisboa: Relógio de
Água, 2002. [2000]
Kress, Gunther
and Theo van Leeuwen. Reading Images:
The Grammar of Visual Design. Oxon: Routledge, 2006.
Macy, Joanna
and Chris Johnstone. Active Hope: How
to Face the Mess We’re in without
Going Crazy. Novato: New World Library, 2012.
Sassatelli,
Roberta. Consumer Culture: History,
Theory and Politics. London: Sage, 2013. [2007]
The Story of
Stuff. http://storyofstuff.org/
Williamson,
Judith. Decoding Advertisements:
Ideology and Meaning in Advertising. London: Marion Boyars, 2010. [1978]
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Assessment criteria:
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Attendance –
5%
Participation:
class discussions, blog, written exercises – 20%
Research
project: oral presentation and poster – 30%
Text Analysis
– 20%
Final test – 25%
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Student support service - timetable
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Whenever they need,
students may ask for extra meetings outside the regular class time. It is
mandatory to have (at least) one meeting to prepare the research project.
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Admission requirements to the C. U.:
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The bibliography is mostly
in English, so students have to be fluent in this language.
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Observations:
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The course has been
developed with a blog that contributes to the class discussions.
http://culturvisflul.blogspot.pt/
If there are students who
are not fluent in Portuguese, the course will be held in English.
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