2014-2015
Diana V. Almeida
culturvis.flul@gmail.com
“Viver, entretanto, é ver, ir
vendo
e também ver inclui dormir
sem que nada se desfaça ou exclua
no interior dos sonhos.”
Luiza Neto Jorge (1939-1989)
e também ver inclui dormir
sem que nada se desfaça ou exclua
no interior dos sonhos.”
Luiza Neto Jorge (1939-1989)
Calendário e avaliação
Setembro
15
Apresentação da docente e
dos alunos
Métodos de trabalho e
blogue da disciplina
17
Programa e bibliografia da
disciplina
Calendário e sistema de
avaliação
22
Elkins, James. The Object Stares Back: On the Nature of
Seeing
24
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 1
Powers of Ten, Eames
Office (1977)
http://www.youtube.com/watch?v=0fKBhvDjuy0
29
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 7
John Berger, Ways of Seeing, episódio 4 (BBC, 1972)
https://www.youtube.com/watch?v=5jTUebm73IY
Outubro
1
The Story of Stuff, com Annie Leonard (2007)
https://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k
6
Análise de textos
publicitários
Machin, David. Introduction to Multimodal Analysis
8
Idem
13
Grupos: escolha dos objetos
de análise e definição de estratégias
15
Análise de textos
publicitários
Introduction to Multimodal Analysis
MamaPapa, Repórter Estrábico
https://www.youtube.com/watch?v=5uPdO3VI7GE
Entrega
da análise de texto
20
Sassatelli, Roberta. Consumer Culture: History, Theory and
Politics
22
Idem
27
Case study de campanha
publicitária
Intervenção 1 / Isabel Motta
Mendes
29
Grupos: elaboração de um
esquema de análise
Novembro
3
As escolhas do consumidor e
a indústria alimentar
Intervenção 2 / Beatriz
Cardoso
5
Representações de género na
publicidade
“Representations of Women
and Men in Advertsing”, vídeo realizado pelos estudantes da Univ. Saskatchewan
WGST 210 (Canada)
https://www.youtube.com/watch?v=B-W6DDjxRI0
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 3
Consultar ainda os seguintes posts dos colegas do ano letivo 2013-14:
http://culturvisflul.blogspot.pt/2014/03/continente-consumo-e-estereotipos.html
http://culturvisflul.blogspot.pt/2014/05/caros-colegas-enquanto-procurava.html
http://culturvisflul.blogspot.pt/2014/05/marketing-de-genero.html
10
Klein, Naomi. No Logo
NO LOGO. Brands, Globalization & Resistance, Sut Jally (2003)
NO LOGO. Brands, Globalization & Resistance, Sut Jally (2003)
http://www.mediaed.org/cgi-bin/commerce.cgi?preadd=action&key=115
http://culturvisflul.blogspot.pt/2014/03/naomi-klein.html
12
Freeden, Michael. Ideology. A Very Short Introduction
“Junk Thought”, Ad Busters (Thoughtbubble, UK)
“Junk Thought”, Ad Busters (Thoughtbubble, UK)
https://www.youtube.com/watch?v=bl6B-FFHbQM#t=107
17
Modelos de desenvolvimento
alternativo
Intervenção 3 / José
Soutelinho
19
Macy,
Joanna e Chris Johnstone. Active Hope:
How to Face the Mess We’re in without Going Crazy
24
Apresentações orais
26
Idem
Dezembro
1
Idem
3
Idem
8
Idem
10
Revisões
15
Teste
17
17
Reflexões finais
Avaliação
1. Presença e participação nas aulas – 10%
2. Participação no blogue – 5%
3. Análise de texto – 20%
4. Projeto de pesquisa e apresentação oral – 35%
5. Teste – 30%
1. Presenças contabilizadas em todas as aulas. (Independentemente da
assiduidade, os trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas).
Durante as aulas, o
computador e o telemóvel devem ser utilizados apenas para realizar pesquisas
relativas ao trabalho em curso e por indicação explícita da professora.
1.1. Participação: competência de leitura e discussão dos materiais
bibliográficos propostos.
2. Participação no blogue da disciplina (com posts e com sugestões de leitura dos
textos publicitários escolhidos pelos colegas para o projeto) culturvisflul.blogspot.pt
Dados de acesso:
culturavisual.alunos@gmail.com / FaculdadeLetras
Na última aula, tragam uma
listagem dos vossos posts, para serem
considerados na totalidade no processo de avaliação final.
3. Análise de texto de um excerto proposto no blogue (máximo 2
páginas A4 / 1,5 espaço) — a entregar 15 out. (por email).
4. Em grupos de 3 ou 4 alunos, analisar um texto publicitário, elaborar um poster (cartolina A2) esquemático e apresentar oralmente os resultados do trabalho.
As aulas de 13 e 29 de out.
estão reservadas para: i) definição dos grupos; ii) escolha do texto para
analisar (convirá levarem várias propostas); iii) construção de linhas de
abordagem analítica; iv) discussão de estratégias para composição do poster; v)
marcação de data para apresentação oral.
Pelo menos uma semana antes
da apresentação oral, o texto publicitário deverá ser colocado no blogue, assim
como as linhas de leitura.
5. Teste escrito com consulta de material impresso. 2h com meia hora de tolerância.
Os trabalhos devem ser entregues/apresentados nas datas propostas. Não
são aceites elementos de avaliação fora dos prazos inicialmente acordados.
A nota final é calculada a
partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues correspondem a
zero.
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