segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Calendário 14-15_Final

Cultura Visual
2014-2015
Diana V. Almeida
culturvis.flul@gmail.com
“Viver, entretanto, é ver, ir vendo
e também ver inclui dormir
sem que nada se desfaça ou exclua
no interior dos sonhos.”

Luiza Neto Jorge (1939-1989)

Calendário e avaliação 


Setembro
15
Apresentação da docente e dos alunos
Métodos de trabalho e blogue da disciplina
17
Programa e bibliografia da disciplina
Calendário e sistema de avaliação 
22
Elkins, James. The Object Stares Back: On the Nature of Seeing
24
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 1
Powers of Ten, Eames Office (1977)
http://www.youtube.com/watch?v=0fKBhvDjuy0
29
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 7 
John Berger, Ways of Seeing, episódio 4 (BBC, 1972)
https://www.youtube.com/watch?v=5jTUebm73IY
Outubro
1
The Story of Stuff, com Annie Leonard (2007)
https://www.youtube.com/watch?v=3c88_Z0FF4k 
6
Análise de textos publicitários
Machin, David. Introduction to Multimodal Analysis 
8
Idem
13
Grupos: escolha dos objetos de análise e definição de estratégias 
15
Análise de textos publicitários
Introduction to Multimodal Analysis
MamaPapa, Repórter Estrábico
https://www.youtube.com/watch?v=5uPdO3VI7GE
Entrega da análise de texto
20
Sassatelli, Roberta. Consumer Culture: History, Theory and Politics
22
Idem 
27
Case study de campanha publicitária
Intervenção 1 / Isabel Motta Mendes
29
Grupos: elaboração de um esquema de análise 
Novembro
3
As escolhas do consumidor e a indústria alimentar
Intervenção 2 / Beatriz Cardoso 
5
Representações de género na publicidade
“Representations of Women and Men in Advertsing”, vídeo realizado pelos estudantes da Univ. Saskatchewan WGST 210 (Canada)
https://www.youtube.com/watch?v=B-W6DDjxRI0
Berger, John. Ways of Seeing. Cap. 3
Consultar ainda os seguintes posts dos colegas do ano letivo 2013-14:
http://culturvisflul.blogspot.pt/2014/03/continente-consumo-e-estereotipos.html
http://culturvisflul.blogspot.pt/2014/05/caros-colegas-enquanto-procurava.html
http://culturvisflul.blogspot.pt/2014/05/marketing-de-genero.html
10
Klein, Naomi. No Logo
NO LOGO. Brands, Globalization & Resistance, Sut Jally (2003)
http://www.mediaed.org/cgi-bin/commerce.cgi?preadd=action&key=115 
http://culturvisflul.blogspot.pt/2014/03/naomi-klein.html
12
Freeden, Michael. Ideology. A Very Short Introduction
“Junk Thought”, Ad Busters (Thoughtbubble, UK)
https://www.youtube.com/watch?v=bl6B-FFHbQM#t=107 
17
Modelos de desenvolvimento alternativo
Intervenção 3 / José Soutelinho 
19
Macy, Joanna e Chris Johnstone. Active Hope: How to Face the Mess We’re in without Going Crazy
24
Apresentações orais 
26
Idem
Dezembro
1
Idem 
3
Idem
8
Idem 
10
Revisões
15
Teste
17
Reflexões finais
  
Avaliação


1. Presença e participação nas aulas – 10%
2. Participação no blogue – 5%
3. Análise de texto – 20%
4. Projeto de pesquisa e apresentação oral – 35%
5. Teste – 30%


1. Presenças contabilizadas em todas as aulas. (Independentemente da assiduidade, os trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas).
Durante as aulas, o computador e o telemóvel devem ser utilizados apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em curso e por indicação explícita da professora.
1.1. Participação: competência de leitura e discussão dos materiais bibliográficos propostos. 
2. Participação no blogue da disciplina (com posts e com sugestões de leitura dos textos publicitários escolhidos pelos colegas para o projeto)             culturvisflul.blogspot.pt


            Dados de acesso: culturavisual.alunos@gmail.com / FaculdadeLetras
Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts, para serem considerados na totalidade no processo de avaliação final.
3. Análise de texto de um excerto proposto no blogue (máximo 2 páginas A4 / 1,5 espaço) — a entregar 15 out. (por email).

4. Em grupos de 3 ou 4 alunos, analisar um texto publicitário, elaborar um poster (cartolina A2) esquemático e apresentar oralmente os resultados do trabalho.
As aulas de 13 e 29 de out. estão reservadas para: i) definição dos grupos; ii) escolha do texto para analisar (convirá levarem várias propostas); iii) construção de linhas de abordagem analítica; iv) discussão de estratégias para composição do poster; v) marcação de data para apresentação oral.
Pelo menos uma semana antes da apresentação oral, o texto publicitário deverá ser colocado no blogue, assim como as linhas de leitura.

5. Teste escrito com consulta de material impresso. 2h com meia hora de tolerância. 

Os trabalhos devem ser entregues/apresentados nas datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora dos prazos inicialmente acordados.
A nota final é calculada a partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues correspondem a zero.

Sem comentários:

Enviar um comentário