terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Calendário 2018-2019


Cultura Visual
2018-2019
Diana V. Almeida
culturvis.flul@gmail.com

“Viver, entretanto, é ver, ir vendo
e também ver inclui dormir
sem que nada se desfaça ou exclua
no interior dos sonhos.”

                Luiza Neto Jorge (1939-1989)

Calendário e avaliação

Janeiro
30
Apresentação da docente e dos alunos. Métodos de trabalho e blogue da cadeira. Programa e bibliografia. Calendário e sistema de avaliação


Fevereiro
1
O mundo como texto
Análise de objetos do quotidiano; elaboração coletiva de um esquema interpretativo

·       Howells, Richard. “Semiotics”, Visual Culture. Polity, 2013, 94-114.


6
Definições de cultura
Howells, Richard. “Hermeneutics”, Visual Culture. Polity, 2013, 115-128.

·       “Powers of Ten”, Eames Office (1977)
http://www.youtube.com/watch?v=0fKBhvDjuy0


8
Abordagens da Cultura Visual
Mirzoeff, Nicholas. “How to See the World”. How to See the World. Penguin, 2015, pp. 3-27.

·       “Afinal o que é a Cultura Visual?”, alun@ mistério, 1/07/2016
http://culturvisflul.blogspot.com/2016/06/afinal-o-que-e-cultura-visual.html#comment-form
13
Visão como performance
Berger, John. Capítulo 1, Modos de Ver, tradução e prefácio de Jorge Leandro Rosa. Antígona, 2018, pp. 17-48.

·       Howells, Richard. “Ideology”, Visual Culture. Polity, 2013, pp. 70-93.
·       “How John Berger Taught Us to See”, Tiago Silva, 22/10/2016
http://culturvisflul.blogspot.com/2016/10/how-john-berger-taught-us-to-see.html


15
É a economia, estúpid@!
Varoufakis, Yanis. “The Birth of Market Society”, Talking to My Daughter About the Economy: A Brief History of Capitalism, traduzido por Jacob Moe e Yanis Varoufakis. The Bodley Head, Penguin, 2017, pp. 27-49.
--- “Stupid Viruses?”, pp. 165-199.

·       Noam Chomsky: Neoliberalism is Destroying our Democracy. The Nation, 02/06/2017.
https://www.youtube.com/watch?v=tBzSLu3MZ6I

·       Varoufakis and Chomsky discuss Neoliberalism. acTVism Munich, 13/09/2016.

https://www.youtube.com/watch?v=_t5_54GWGdw



20
Cultura de consumo
The Story of Stuff, com Annie Leonard (2007)
http://storyofstuff.org/movies/story-of-stuff/

 

·       Elizabeth Dulemba, “Is your stuff stopping you?”, TEDx University of Edinburgh, 16/02/2016.

 https://www.youtube.com/watch?v=8Pb-hjqdjbY

·       “History: Consumerism”, The School of Life, 07/10/2016.
https://www.youtube.com/watch?v=Y-Unq3R--M0
·       “Less is more”, DVAlmeida, 16/01/2017
http://culturvisflul.blogspot.com/2017/01/less-is-more.html


22
Projeto de pesquisa — definir grupo e texto para análise[1]

Publicidade como motor do sistema neoliberal
Berger, John. Capítulo 7, Modos de Ver, tradução e prefácio de Jorge Leandro Rosa. Antígona, 2018, pp. 153-182.

·       Berger, John. Ways of Seeing, episódio 4 (BBC, 1972)
https://www.youtube.com/watch?v=5jTUebm73IY
·       Klein, Naomi. “New Branded World”, No Logo. Picador, 1999, pp. 3-26.
·       “How the Modern World Maskes Us Mentally Ill”, The School of Life, 08/05/2018.
https://www.youtube.com/watch?v=yO0v_JqxFmQ


27
Cidadania precária
Klein, Naomi. “Beyond the Brand”, No Logo. Picador, 1999, pp. 420-437.
--- “Consumerism versus Citizenship” 438-446

Jally, Sut, realizadora. NO LOGO. Brands, Globalization & Resistance, 2003.
https://www.youtube.com/watch?v=6ZpnZ6s6NWM


Março
1
Entrega da análise de texto
Aula aberta
Ana Rita Seirôco, uma filósofa ativista


8
Estamos a tempo de mudar?
Macy, Joanna e Chris Johnstone. “Three Stories of Our Time”. Active Hope: How to Face the Mess We’re in without Going Crazy. New World Library, 2012, pp. 13-33.

·       --- “A Larger View of Time”, pp. 139-160.
·       Mirzoeff, Nicholas. “Visual Activism”, How to See the World. Penguin, 2015, pp. 289-298.


13
Saber ler o mundo como ferramenta política
Williamson, Judith. “A Currency of Signs”, Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. Marion Boyars, 2010, pp. 17-39.

·       reLER: Howells, Richard. “Semiotics”, Visual Culture. Polity, 2013, 94-114.


15
Saber ler o mundo como ferramenta
Machin, David. "Visual Grammar and the Meaning of Metaphorical Associations", "Iconography: The 'hidden meaning' of images".  Introduction to Multimodal Analysis. Bloomsbury, 2010, pp. 1-30.


20
Saber ler o mundo
Williamson, Judith. “Time: Narrative and History” e “Conclusions”, Decoding Advertisements: Ideology and Meaning in Advertising. Marion Boyars, 2010, pp. 152-179.

·       “MamaPapa”, Repórter Estrábico
https://www.youtube.com/watch?v=5uPdO3VI7GE


22
Saber ler
Machin, David. "Representation of social actors in the image", "Composition and page layout". Introduction to Multimodal Analysis. Bloomsbury, 2010. 109-158.


27
Projeto de pesquisa — Elaboração de um esquema de análise


29
Aula aberta
Pedro Barros


Abril
3
Ler publicidade

5
Ler publicidade

10
Ler publicidade

12
Apresentações orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo

24
Apresentações orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo

26
Teste

Maio
3
Apresentações orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo

8
Apresentações orais do trabalho de pesquisa realizado em grupo

10
Afinal, o que é a Cultura Visual?
Construção de um esquema visual coletivo a partir de elementos trazidos pel@s alun@s
Versão final poster
Lista posts blogue





Avaliação

Presenças — 5%
Participação —15%
Análise de texto — 20%
Projeto de pesquisa — 30%
Teste — 30%


1. Presenças (26 aulas)
Contabilizadas em todas as aulas. Independentemente da assiduidade, os trabalhadores estudantes terão metade das presenças atribuídas.
Durante as aulas, o computador e o telemóvel devem ser utilizados apenas para realizar pesquisas relativas ao trabalho em curso e por indicação explícita da professora — não te feches ao mundo atrás de um ecrã!

2. Participação
Na aula, competência de leitura e discussão dos materiais bibliográficos propostos, pequenos textos escritos, comentários às apresentações orais... No blogue da disciplina (com posts, comentários e sugestões de leitura dos textos publicitários escolhidos pelos colegas para o projeto de investigação).

culturvisflul.blogspot.pt
Dados de acesso: culturavisual.alunos@gmail.com / FaculdadeLetras

Na última aula, tragam uma listagem dos vossos posts [vão anotando à medida que os fazem], para serem considerados na totalidade, no processo de avaliação.

3. Análise de texto
Comentário escrito de um excerto de bibliografia relevante sobre as temáticas abordadas. O enunciado será indicado no blogue cerca de uma semana antes da data.
O trabalho deve ser impresso  e entregue em mão durante a aula, até ao dia 1 de março.

4. Projeto de pesquisa
Em grupos de 4 alunos, analisar um texto publicitário (vide nota de rodapé!) escolhido por vós, elaborar um poster (cartolina A2) esquemático e apresentar oralmente os resultados do trabalho.
Temos uma aula reservada para a preparação deste projeto, que será também acompanhado em sessões de tutoria a marcar comigo (pelo menos 1).

22 de fevereiro: i) definição dos grupos; ii) escolha do texto para analisar; iii) marcação de data para apresentação oral
27 de março: i) discussão das linhas de abordagem analítica; ii) apresentação de estratégias para composição do poster.

1 semana antes da apresentação oral, deverá ser colocado um teaser no blogue, com linhas de leitura. A apresentação oral dura no máximo 15 minutos (dividam o tempo de modo equilibrado entre os membros do vosso grupo).

A versão final do poster, integrando as minhas sugestões após a apresentação oral, deve ser entregue em mão na última aula.

5. Teste
26 de abril
Teste escrito com consulta de material impresso — caderno de apontamentos, livros, fotocópias... Há modelos de testes anteriores disponíveis para consulta no blogue da cadeira.

Haverá duas secções:
1) análise de um excerto crítico retirado da bibliografia por nós estudada;
2) leitura de um anúncio publicitário contemporâneo, relacionando-o com o atual contexto sociopolítico e económico.


Os trabalhos devem ser entregues/apresentados nas datas propostas. Não são aceites elementos de avaliação fora dos prazos inicialmente acordados. A nota final é calculada a partir da fórmula acima apresentada, os trabalhos não entregues correspondem a zero.






* Vamos aprender em comunidade este semestre *



[1] Até esta data, as alunas devem entregar-me uma folha A4 com o (primeiro e último) nome (e o número de aluna) das pessoas que integram o grupo de trabalho (com 4 elementos) e ainda uma fotocópia a cores do texto publicitário que pretendem analisar (retirado da imprensa portuguesa contemporânea). Para fundamentarem esta escolha e preparem o esquema de análise, devem ler os excertos de The World Is a Text: Writing, Reading, and Thinking About Culture and Its Contexts, da autoria de Jonathan Silverman e Dean Rader (Prentice Hall, 2003), disponíveis na reprografia — pp. 13-15, 547-585, 611-624.

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