terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Resposta à pergunta III do teste

Em termos da estrutura composicional, podemos analisar a publicidade utilizando os conceitos de David Machin de Dado/Novo. Sendo o Dado associado ao lado esquerdo, encontramos um indivíduo (neste caso egípcio) que colheu goiaba branca, ou seja, simboliza o trabalho que já está feito para que o consumidor possa usufruir do “tesouro” que é o Compal de Goiaba Branca do Egito. Assim o consumidor consegue ver-se a si próprio no futuro a consumir Compal, associando-se ao homem que se encontra a desfrutar de uma bebida presente no lado direito, isto é, o Novo.

A ideia de que a Goiaba Branca do Egito é “o tesouro mais bem guardado” encontra-se reforçada na própria garrafa onde se vê escrito: “Edição Limitada”; ou seja, este produto/tesouro veio do Egito (ideia transmitida pelo selo com a bandeira egípcia) para que nós consumidores enriquecêssemos com o seu sabor; claro que isto terá de ser feito rapidamente, podendo ser este tesouro trancado novamente numa pirâmide. Continuando com o texto verbal presente na garrafa, o tipo de letra na palavra “Egito” transporta-nos para os hieróglifos presentes nas pirâmides, ou seja, a palavra denota o país mas conota mistério, um mistério que tem de ser provado rapidamente ou nunca será desvendado. O logótipo da marca Compal tem à sua volta o desenho de uma árvore, estando a palavra posicionada na zona central da copa da árvore, onde nascem os frutos; logo, Compal é um fruto, ou seja, algo natural, daí o seu slogan “Compal É Mesmo Natural”.

O cenário para o produto é uma ilustração representativa de uma sociedade egípcia. Esta ilustração engloba vários tipos de palmeiras, plantas, arbustos, insetos e animais, para demonstrar o caráter exótico deste lugar. O facto de o produto estar posicionado dentro de uma barca mostra que beber este Compal é equivalente a passear no rio Nilo observando a bela paisagem egípcia. São usados neste anúncio: a ilustração (cenário egípcio exótico) e a fotografia (produto e fruta). A futa torna-se a ponte entre um contexto histórico específico, a civilização egípcia de vários séculos atrás, e o Compal da atualidade. O anúncio quer fazer-nos acreditar que, graças ao Compal Clássico Goiaba Branca do Egito, nós hoje, podemos viajar até àquela magnífica civilização; ao conseguir proporcionar tal coisa, o Compal torna-se também ele magnífico, um tesouro.
Cheila Vieira nº148191

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